Tipos de próteses penianas
A incapacidade em obter, ou manter, uma ereção rígida para uma relação sexual prazerosa é um fator decisivo para a procura de uma prótese peniana. Provocada por distúrbios psicológicos a doenças hormonais, a dificuldade de ereção pode ser tratada por diversas maneiras – e uma delas é o uso dessas próteses. Nem sempre a prótese mais cara é a melhor opção. Cada paciente é examinado individualmente por meio de exames físicos e um ultrassom, para avaliar as estruturas do pênis. Dessa forma, é possível conhecer as causas da falta de ereção e qual o tipo de prótese mais adequada para o caso.
Quando a prótese peniana é indicada?
A decisão em utilizar ou não a prótese peniana deve ser bem conduzida pelo médico. Uma expectativa falsa pode ser muito frustrante para o paciente. O médico deve informar, inclusive, quanto às distorções disseminadas pelas propagandas falsas sobre o aumento milagroso do tamanho do pênis. O objetivo da prótese é retomar a funcionalidade e a rigidez do pênis para o sexo com penetração. Nesse sentido, cabe ao especialista perceber se o problema do paciente está relacionado a outras questões, como a falta de libido, atingir o orgasmo, ou a insatisfação com a grossura do pênis.
Tipos de próteses penianas
Atualmente, os tipos de próteses são: maleáveis, infláveis de dois volumes e infláveis de três volumes. Cada modelo atinge um objetivo específico. Portanto, a escolha de qual adotar varia conforme o caso.
Inflável de três volumes
Este tipo de prótese é formada por dois cilindros, que são implantados dentro dos corpos cavernosos (primeiro volume); um reservatório (segundo volume), que normalmente fica na barriga; e uma bombinha, localizada na bolsa escrotal (terceiro volume). O inflável de três volumes é o tipo que mais se parece com uma ereção fisiológica. Dessa forma, o homem pode deixar o pênis flácido quando os cilindros estiverem vazios e, se desejar, ter uma ereção acionando o dispositivo da bolsa escrotal. Esse dispositivo desloca o líquido do reservatório abdominal até os cilindros implantados no corpo cavernoso.
Inflável de dois volumes
No caso da prótese inflável de dois volumes não existe o reservatório abdominal. A prótese é formada por dois cilindros infláveis implantados no pênis. A bomba que infla os reservatórios permanece implantada na bolsa escrotal.
Próteses maleáveis
Já nesse tipo de prótese não existe reservatório e tampouco a bomba (pump). Essa prótese é constituída por filamentos metálicos, encobertos por uma fina camada de silicone, que possibilita mudanças nos ângulos da prótese. Dessa forma, a pessoa pode optar por posicionar o órgão para baixo, para o lado ou em uma posição que favoreça a relação sexual. Existem vantagens e desvantagens para cada um desses tipos de próteses. A escolha do tipo a ser usado dependerá de uma avaliação prévia e de exames durante a consulta médica. Além da escolha do paciente, o médico deve avaliar outros fatores para definir a melhor prótese peniana. Entre eles, a condição médica, expectativas do paciente, rotina sexual, custos e aspectos técnicos, como tamanho da bolsa escrotal, o comprimento e o calibre do pênis. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Campinas e Indaiatuba!
Tags: Artigos