Câncer de Rim

Os tumores renais perfazem 2-3 % de todas as neoplasias malignas e estima-se uma incidência de 7-10 casos/100 mil habitantes/ano no Brasil. Mais frequentes nos homens que nas mulheres (2:1), ocorrem principalmente dos 50 aos 70 anos de idade. Existem vários tipos histológicos de tumores malignos no rim: carcinoma de células claras (70-90%), papilíferos (10-15%), cromófobos (4-5 %), ductos coletores (1%) e sarcomatoides (1%). A diferenciação histológica (Grau de Fuhrman) é importante e quanto maior o grau, mais agressivo é o tumor.

Sintomas

Classicamente apresenta sintomas de dor lombar, sangue na urina (hematúria) e massa palpável. Atualmente, entretanto, graças à facilidade de se realizar ultrassonografia de abdome, e sua realização em exames periódicos, massas renais menores e não sintomáticas têm sido encontradas. Isto torna a chance de cura bem maior.

O tratamento é primordialmente cirúrgico, não havendo radioterapia ou quimioterapia eficaz. Os tumores menores podem ser removidos juntamente com margem de tecido renal normal, preservando-se o restante do rim (nefrectomia parcial), enquanto tumores grandes e aqueles com localização próxima do pedículo renal são casos para nefrectomia radical, na qual se retira o rim juntamente com a gordura ao seu redor. Novas medicações têm sido recentemente utilizadas nos casos de tumor localmente avançado e com metástases, com resultados ainda pouco satisfatórios. Vale ressaltar que a cirurgia pode ser realizada por via aberta ou laparoscópica, além da robótica recentemente introduzida.