4 doenças que afetam o trato urinário do homem
A urologia é a especialidade cirúrgica da medicina que cuida do trato urinário de homens e de mulheres e do sistema reprodutor masculino. Durante o Novembro Azul há uma divulgação maior na prevenção e no combate ao câncer de próstata, e não é por acaso, anualmente pelo menos 70 mil novos casos são diagnosticados com esse tipo de câncer. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) esse tipo de tumor é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele. Porém, além do câncer de próstata, os homens precisam ficar atentos a outras doenças urológicas que afetam os órgãos dos sistema urinário e reprodutivo. Essas doenças normalmente podem causar dificuldade ao urinar e, quanto mais breve forem diagnosticadas, o tratamento tende a ser facilitado.
Doenças mais comuns do sistema urinário e reprodutivo masculino
Veja, abaixo, as quatro doenças mais comuns que atingem os órgãos do sistema urinário e reprodutivo do homem:
1- Prostatite
Consiste num processo infeccioso ou inflamatório na glândula prostática, que afeta o funcionamento do órgão, na liberação do antígeno prostático específico (PSA) e interfere no funcionamento do trato urinário, repercutindo na qualidade do ato de urinar (micção). Geralmente, essa doença afeta os homens na faixa etária dos 20 aos 40 anos e também após os 60 anos de idade, que possuam a imunidade baixa. Existem alguns tipos de prostatites, entretanto, as mais comuns são: aguda e crônica.
1.1 – Prostatite aguda
As prostatites bacterianas aguda e crônica são sempre originadas por meio de uma infecção bacteriana na próstata e está associada a infecções urinárias. A prostatite bacteriana aguda é uma enfermidade febril, tendo seu início de forma repentina e seus sintomas gerais se apresentam de formas bem consistentes no sistema urinário.
1.2 – Prostatite crônica
Prostatite crônica é um termo utilizado para caracterizar uma infecção da próstata ou uma inflamação. Ela pode permanecer assintomática por meses ou até mesmo anos.
2- Estenoses de uretra
Essas infecções da uretra podem ocasionar cicatrizes no canal por onde o sêmen e a urina passam, de acordo com os especialistas. Esse tecido fibroso bloqueia de forma parcial ou total a uretra, causando as estenoses. Como consequência dessa doença surgem os problemas no ato de urinar (micção), como um menor fluxo de urina, dificuldade em urinar, gotejamento de urina após a micção. Além de, vontade maior de usar o banheiro durante a noite, necessidade de urinar mais vezes que o normal, ardência no momento da micção e, em alguns casos, incontinência urinária.
3- Hiperplasia benigna da próstata (HPB)
É o aumento da próstata devido à ação do hormônio testosterona. O problema, na grande maioria das vezes atinge homens com idade a partir de 45 anos de idade, podendo causar obstrução total ou parcial da uretra, afetando de forma negativa a vida sexual e, também o dia a dia da pessoa acometida por ela. Pode ocasionar dificuldade de micção, aumentando o tempo para esvaziar a bexiga, necessidade de ir muitas vezes ao banheiro urinar, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, urgência de micção e necessidade de levantar várias vezes à noite para urinar.
4- Bexiga hiperativa
Essa doença se caracteriza por problemas de micção característicos, como urgência súbita de urinar em alguns casos. Normalmente, o sintoma vem junto com o aumento na frequência de necessidade de usar o banheiro, inclusive à noite. Pessoas do sexo masculino a partir dos 50 anos de idade, já podem desenvolver esse o problema da bexiga hiperativa, porém, ela á mais comum após os 75 anos de idade. Devido ao fato, que a partir dessa idade, mudanças fisiológicas ocorrem associadas ao envelhecimento natural (facilitando o surgimento de doenças do trato urinário) como o enfraquecimento muscular na região pélvica e a diminuição da capacidade da bexiga em segurar a urina. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Campinas e Indaiatuba!
Tags: Artigos