Sangue no esperma: causas e tratamentos
O sangue no esperma é um sintoma de alerta para os homens. Afinal, mesmo em pequena quantidade pode ser um claro sinal de que há algo errado com o organismo.
A primeira atitude a ser tomada, assim que percebe o problema, é marcar uma consulta com o urologista. De qualquer maneira, é possível ir preparado para a consulta, já tendo uma ideia do que poderia estar causando esse sangramento.
Conheça causas e tratamentos para a hematospermia, nome dado a presença de sangue no esperma:
Causas de sangue no esperma
Geralmente, a presença de sangue no sêmen não indica nada grave. Especialmente quando se tratam de homens mais jovens, com menos de 40 anos. Ainda assim, é importante não ignorar o sintoma.
Dentre as principais causas relacionadas ao sangramento, estão:
Inflamação das vesículas seminais
As vesículas seminais são responsáveis pela produção do esperma. Quando inflamadas, podem eliminar um pouco de sangue. A causa da inflamação pode estar relacionada a doenças sexualmente transmissíveis, mas também a outros problemas.
Corte ou pancada na região genital
Pequenos cortes na genitália ou uma pancada na região podem ser a causa do sangramento, especialmente nos homens que têm mais de 40 anos. É indicado verificar a existência de cortes ou hematomas. Caso identifique, o sangue deve desaparecer do sêmen em poucos dias.
Medicamentos anticoagulantes
O uso de anticoagulantes pode contribuir para a hematospermia, ainda assim, é raro que aconteça. Ocorre quando pequenos vasos eliminam sangue durante a ejaculação. Caso tome medicamentos anticoagulantes, o ideal é ficar de olho e avisar o médico, já que pode ser necessário trocar o remédio.
Próstata aumentada
Comum em homens com mais de 50 anos, a próstata aumentada também pode apresentar sangramento como um dos sintomas. Ainda assim, vem acompanhado de dor ao urinar ou vontade de urinar com frequência. Ao notar a presença dos outros sintomas, é indicado informar ao urologista, para realização de exames.
Prostatite e Epididimite
Inflamações na próstata e nos testículos têm sangramento como um dos sintomas. Esses são casos que exigem mais atenção e costumam ser acompanhados de febre, inchaço e dor na genitália. Pode ser necessário o uso de medicamentos, como analgésicos e anti-inflamatórios, por isso é importante ir ao urologista.
DST
Apesar de ser um sintoma raro, hematospermia pode ser sinal de doenças sexualmente transmissíveis, como a herpes genital, a clamídia ou a gonorréia. Caso tenha relações sexuais sem o uso de preservativo e observe a presença de sangue no sêmen, especialmente se vier acompanhado de febre, corrimento e dor ao urinar, o melhor é ir ao médico.
Como é feito o tratamento do problema
Quando o sangue no esperma desaparece em poucos dias não há com o que se preocupar, especialmente se não existem outros sintomas. Não é necessário nenhum tratamento, pois o sangramento desaparece sozinho.
Agora, se existem outros sintomas e principalmente quando o homem já tem mais de 40 anos, o melhor é marcar uma consulta médica. O tratamento pode exigir que o paciente tome medicamentos ou faça a mudança de remédios, nos casos de uso de anticoagulantes.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como urologista em Campinas e Indaiatuba!