Infecção Urinária na Mulher

A infecção urinária ocorre quando da presença de bactérias no trato urinário, que habitualmente é estéril. Estas bactérias causam alterações funcionais e sintomas dependendo do local que acometem.

Sintomas

Muito comum em mulheres com vida sexual ativa, muitas vezes pode ocorrer após a relação sexual. As queixas mais comuns são ardor ao urinar e desejo de urinar frequente. Cheiro forte e coloração escurecida também são relatados.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito a partir de um exame simples de urina (urina tipo 1) e cultura de urina, que identifica a bactéria causadora da infecção.

Crianças com infecção de urina requerem avaliação especializada. Recomenda-se que meninos sejam avaliados por urologista já no primeiro episódio, enquanto que as meninas, a partir do segundo.

Cuidados de higiene são fundamentais principalmente nas meninas, para se evitar contaminação local e facilitação da ascensão de bactérias pela uretra. As infecções urinárias complicadas, em idosos, diabéticos ou muito frequentes necessitam de investigação adicional para se estabelecer a causa e tratamento específico.

A abordagem da infecção urinária geralmente é clínica, com a utilização de antibióticas, e quando são episódios isolados é de tratamento simples.

Já a cistite recorrente necessita de maiores cuidados, bem como melhor investigação das causas.

Como regra geral, para se evitar as infecções de urina, se orienta as pacientes a urinar após as relações, micções de horário (urinar a cada 3h), bem como ingesta hídrica adequada. Pode-se ainda ingerir suco de Cramberry, uma fruta do hemisfério norte que auxilia na prevenção das infecções.