Homem que é homem cuida de sua saúde!

Novembro azul é o mês da campanha de prevenção do câncer de próstata. Na verdade, o intuito é a detecção precoce deste tumor, que em geral é assintomático. Quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de cura.

Como é um tumor que cresce lentamente, na sua grande maioria, um exame anual é suficiente para se diagnosticar o tumor numa fase em que o tratamento ideal é possível.

Este exame anual deve iniciar aos 50 anos, mas naqueles que tem parentes de primeiro grau que tiveram câncer de próstata, antecipamos o check up anual em 5 anos, começando então aos 45 anos.

O exame compreende o toque retal, e o exame de sangue (PSA- antígeno específico da próstata). Através do toque retal se palpa a próstata e se avalia seu tamanho, consistência e a presença de nódulos, que podem ser sugestivos de câncer.

O PSA pode aumentar na presença de câncer, mas também quando há inflamação ou infecção da próstata, infecção urinária ou crescimento benigno da próstata – que é comum acontecer com o aumento da idade.

Outros parâmetros são também considerados para se suspeitar do câncer de próstata, como a relação PSA livre/PSA total, a densidade de PSA (PSA/volume da próstata) e a velocidade de aumento do PSA.

Mesmo antes dos 50 (ou 45) anos pode-se dosar o PSA, sendo razoável sua dosagem a partir dos 40 anos, pois alguns casos de tumor podem ocorrer antes mesmo dos 45 anos, e o diagnóstico precoce é altamente desejável, principalmente no indivíduo mais jovem.

Caso o exame físico ou PSA apresente alteração, a biópsia de próstata está indicada, realizada por via transretal, guiada por ultrassonografia.

O diagnóstico do câncer de próstata nas fases iniciais da doença favorece o tratamento adequado, em tempo de se atingir cura em mais de 80% dos casos.

Métodos de prevenção do câncer de próstata não estão completamente elucidados, mas sabe-se que uma vida saudável, com exercícios físicos, livre de tabagismo, aliada a alimentação rica em licopeno (presente no molho de tomate), selênio e vitamina E estão entre as medidas mais sugeridas para se prevenir o câncer de próstata.

Saúde!