Doenças da próstata

A próstata é acometida predominantemente por 3 doenças: hiperplasia benigna da próstata (HPB), câncer de próstata e prostatite.

O que é HPB?
A hiperplasia benigna da próstata (HPB) se dá com o crescimento da próstata, principalmente de sua porção interna, junto à uretra, chamada zona de transição. Esse crescimento ocorre devido ao estímulo do hormônio masculino testosterona sobre o tecido prostático, com o passar dos anos e, portanto, acomete indivíduos mais velhos.

Os sintomas mais comuns são dificuldade para urinar, com jato urinário fraco, interompido, com necessidade de esforço para urinar e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga após a micção.

Diagnóstico e tratamento:
O diagnóstico é realizado principalmente pelos sintomas clínicos, e o tratamento pode ser realizado com medicamentos específicos ou cirurgia. Saiba mais… (colocar link com o texto convivendo com sua próstata I)

O que é o câncer de próstata?

É o câncer mais comum nos homens, após o câncer de pele. Sabe-se que 1 a cada 4 homens terá câncer de próstata ao longo da vida. Além disso, a doença é rotineiramente assintomática nos primeiros anos, e quando os sintomas aparecem geralmente estão relacionados ao acometimento tumoral em outros órgãos (doença extra-prostática). Isto nos revela a importância do check up anual de próstata para homens acima dos 45 anos, antecipando-se este em 5 anos para os pacientes de maior risco – homens com antecedente familiar de câncer de próstata e negros. Alguma discussão tem sido colocada mais recentemente, principalmente nos EUA sobre o valor deste check up e custos em termos populacionais. Porém não há dúvida que em termos individuais, este check up é benéfico, e deve ser recomendado.

É realizado através do toque retal e dosagem de PSA no sangue, que nos indicam a necessidade de uma biópsia da próstata, que fornece o diagnóstico do tumor.
O antígeno prostático específico (PSA) é o marcador sanguíneo que permite suspeitarmos de câncer de próstata, e juntamente com o toque retal nos auxiliam no diagnóstico mais precoce da doença. Vale ressaltar entretanto que não é somente o câncer de próstata que aumenta o PSA, mas também a idade, HPB e a prostatite(inflamação na próstata), e somente uma avaliação médica combinando fatores como idade, valor do PSA, toque retal, tamanho da próstata, e a fração livre do PSA é que possibilitam um diagnóstico mais assertivo. O diagnóstico se dá pela biópsia transretal da próstata, guiada por ultrassonografia, com pelo menos 12 fragmentos.

O tratamento depende do estadiamento da doença, mas pode ser cirúrgico, com remoção da próstata, por via aberta (incisão abdominal ou perineal), ou ainda por laparoscopia e robótica, técnicas que vem se estabelecendo como seguras e com bons resultados, além das vantagens de menor sangramento e aspecto estético melhor.
Além da cirurgia pode-se tratar estes pacientes com radioterapia externa, braquiterapia e hormonoterapia para os casos mais avançados.